Classificação: Equipamentos de atividades científicas e tecnológicas
Autoria: Não se aplica
Marca / Fabricante: Caterpillar Inc.
Local de Fabricação:
País:
-
UF:
-
Município:
-
Data de Fabricação:
Precisão:
Provável
Data Início:
01/01/1958
Data Término:
31/12/1958
Dimensões:
Altura:
300,00 cm
Largura:
390,00 cm
Profundidade:
620,00 cm
Peso:
12000,00 kg
Observações:
Peso aproximado considerando fichas técnicas anexadas como documentação relacionada [Ref. 2]; [Ref.3].
Ver dimensões oficiais em [Ref. 6].
O ano de fabricação 1958 é inferido pela inscrição existente na lâmina do objeto. Não foi possível confirmar a data.
Material/ Técnica / Suporte: Metal; plástico.
Descrição Física:
Trator de esteiras na cor predominante amarela com lâmina. Objeto fixado sobre base de concreto ladeada por três rampas pavimentadas em formato que remete ao logotipo do DER/DF.
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Número de série: 17-A 10447.
Ver mais informações na documentação relacionada.
Histórico: Equipamento adquirido por permuta com a CAESB - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal [nome alternativo: Companhia de Água e Esgoto de Brasília - 1969/1999].
Consta que, em troca de dois tratores D7-C, o DER/DF enviou à CAESB dois tratores Allis Chalmers HD-11. [1]
O equipamento tinha a finalidade de realizar trabalhos pesados em áreas de difícil acesso, como limpar a camada vegetal, empurrar detritos soltos, rebocar cargas e veículos pesados, realizar escavações em linhas planas, entre outros usos.
O equipamento deixou de ser utilizado na década de 1980, e foi colocado em exposição no local em que se encontra atualmente, possivelmente no final da referida década.
Referências: [1] Informação oral. Silvino de Assis Costa. Depoimento ao Programa de História Oral.
Classificação: Equipamentos de atividades científicas e tecnológicas
Autoria: Não se aplica
Marca / Fabricante: Dynapac
Local de Fabricação:
País:
-
UF:
-
Município:
-
Data de Fabricação:
Precisão:
Exata
Data Início:
01/01/1991
Data Término:
31/12/1991
Dimensões:
Altura:
190,00 cm
Largura:
190,00 cm
Profundidade:
465,00 cm
Peso:
-
Observações:
Não se aplica
Material/ Técnica / Suporte: Metal, plástico, couro e vidro.
Descrição Física:
Trator na cor predominante amarela. Detalhes em vermelho e preto. Adesivos com inscrições e pictogramas em cores diversas, sobretudo preto, branco, azul, branco e vermelho. À frente, rolo compactador dotado de protuberâncias cúbicas, na cor amarela. Pneus pintados (ita est) na cor preta.
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Ver documentos relacionados.
Histórico: Rolo compactador do tipo "pé de carneiro vibratório de pata curta", utilizado para a compactação de solos em camadas. As "patas" (protuberâncias em forma de cubo existentes no rolo) penetram no solo, aumentando a área de contato e, assim, executando a compactação de baixo para cima.
A compactação é uma etapa essencial no processo de pavimentação. Além disso, em pistas de revestimento primário, isto é, cascalho, expurgo de pedreira ou terra, a compactação torna a superfície mais resistente, dando-lhe maior durabilidade e propiciando maior conforto ao usuário.
O veículo pertenceu ao Núcleo de Pavimentação (NUPAV) do 2º Distrito Rodoviário, como se pode observar a partir de seu prefixo (No DER/DF, o dígito inicial do prefixo das máquinas corresponde ao seu Distrito de origem). Foi utilizado até 2018, quando foi considerado inservível, isto é, quando o equipamento não pode mais ser utilizado para o fim a que se destina devido à perda de suas características ou da inviabilidade econômica de sua recuperação [1], [2], [3].
Denominação: Extrator manual de betume (Rotarex) Helnor 1000.
Classificação: Equipamentos de atividades científicas e tecnológicas
Autoria: Não se aplica
Marca / Fabricante: Não se aplica
Local de Fabricação:
País:
Brasil
UF:
-
Município:
-
Data de Fabricação:
Precisão:
Anterior a
Data Início:
12/07/1991
Data Término:
12/07/1991
Dimensões:
Altura:
39,00 cm
Largura:
41,00 cm
Profundidade:
29,00 cm
Peso:
15,00 kg
Observações:
Recomenda-se aferir o peso exato. O peso declarado acima é aproximado, com base na ficha técnica de modelos similares encontrados na internet.
Material/ Técnica / Suporte: Metal fundido; alumínio [batido ou fundido].
Descrição Física:
Objeto metálico de cor prateada composto por base pintada na cor prateda, com acabamento fosco, e parte superior em formato cilíndrico, sem pintura, com acabamento polido, na cor prateada. Na lateral direita da base, manivela metálica.
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Modelo: Helnor - 1000;
Capacidade: 1 Kg;
Sistema de transmissão sobre rolamentos.
Histórico: Aparelho centrifugador utilizado em ensaios para determinar a quantidade de asfalto (betume) em misturas betuminosas, PMF (Pré Mistura a Frio) ou CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Após a adição de percloroetileno à massa, a centrifiguração e filtragem permitem a separação entre o betume e os agregados para a realização das medições.
O betume utilizado para a pavimentação de vias é uma mistura líquida de alta viscosidade, de cor escura e altamente inflamável, formada por diversos produtos químicos. Pode tanto ocorrer na natureza como ser
obtido em processo de destilação do petróleo. Embora haja versões dotadas de motor elétrico, o modelo em questão
é acionado manualmente por meio da manivela presente na lateral, o que tem como vantagem a possibilidade de se determinar a composição em campo, sem a necessidade de energia elétrica.
O exemplar pertencia ao Laboratório da DITEC (Diretoria de Estudos Tecnológicos).
Referências: Não se aplica
Estado de Conservação:
Regular
Localização Geral:
Parque Rodoviário - Museu a Céu Aberto
Material/ Técnica / Suporte: Metal; plástico e borracha.
Descrição Física:
Aparelho predominantemente em metal acinzentado, com partes plásticas variadas, circundado por duas cintas metálicas prateadas nas partes superior e inferior do objeto. Na lateral e parte superior, botões e alavancas nas cores cinza, branca, azul e vermelha. Duas mangueiras esbranquiçadas dispostas de maneira irregular na parte superior do objeto, recipiente cilíndrico fixado no vértice superior direito traseiro conectado a outra mangueira esbranquiçada que se une ao objeto.
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Motores: 2, com 0,5 hp de potência cada;
Tensão: 220 V – 60 Hz;
Número de série: 000261.
Histórico: Impressora do tipo offset, que pertenceu à antiga gráfica do DER/DF, responsável pela impressão de todo o material gráfico de uso interno do órgão. O aparelho permaneceu ativo até 2018, quando o setor foi desativado e os seus serviços passaram a ser realizados por empresas terceirizadas.
Apesar do surgimento de tecnologias mais modernas, a impressão offset ainda é muito utilizada em produções de larga escala, devido ao menor custo unitário em comparação com outras tecnologias, como a impressão digital. Para a produção, gera-se inicialmente uma matriz
em metal, que é “gravada” por um processo fotográfico. Na impressora, a matriz metálica entra em contato com a tinta, que se adere apenas às partes gravadas. A chapa metálica, então, transfere a tinta a um cilindro de borracha que, por sua vez, entra em contato com o papel,
imprimindo-lhe a imagem desejada.
Todo esse processo é realizado para imprimir uma única cor ao papel. Caso o material a ser produzido seja colorido, é necessário gerar quatro matrizes diferentes, correspondentes às cores ciano, magenta, amarelo
e preto, e passar o papel por quatro impressoras diferentes carregadas com as respectivas cores de tinta.
Referências: Não se aplica
Estado de Conservação:
Regular
Localização Geral:
Parque Rodoviário - Museu a Céu Aberto
Descrição Física:
Aparelho predominantemente em metal acinzentado, com partes plásticas variadas. Na lateral, manivelas e botões diversos. A partir da parte traseira, observam-se estrutura deslizante em madeira sobre rodas, e etiquetas diversas.
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Tensão: 220 V – 60 Hz.
Número de série: 427737
Histórico: Impressora do tipo offset, que pertenceu à antiga gráfica do DER/DF, responsável pela impressão de todo o material gráfico de uso interno do órgão. O aparelho permaneceu ativo até 2018, quando o setor foi desativado e os seus serviços passaram a ser realizados por empresas terceirizadas [Ref. 1].
Apesar do surgimento de tecnologias mais modernas, a impressão offset ainda é muito utilizada em produções de larga escala, devido ao menor custo unitário em comparação com outras tecnologias, como a impressão digital. Para a produção, gera-se inicialmente uma matriz
em metal, que é “gravada” por um processo fotográfico. Na impressora, a matriz metálica entra em contato com a tinta, que se adere apenas às partes gravadas. A chapa metálica, então, transfere a tinta a um cilindro de borracha que, por sua vez, entra em contato com o papel,
imprimindo-lhe a imagem desejada.
Todo esse processo é realizado para imprimir uma única cor ao papel. Caso o material a ser produzido seja colorido, é necessário gerar quatro matrizes diferentes, correspondentes às cores ciano, magenta, amarelo
e preto, e passar o papel por quatro impressoras diferentes carregadas com as respectivas cores de tinta.
Referências: [1] Informações fornecidas pela Superintendência Administrativa e Financeira.
Estado de Conservação:
Regular
Localização Geral:
Parque Rodoviário - Museu a Céu Aberto
Denominação: Camioneta Toyota Bandeirante OJ-55LP-B
Classificação: Carro
Autoria: Não se aplica
Marca / Fabricante: Toyota
Local de Fabricação:
País:
Brasil
UF:
-
Município:
-
Data de Fabricação:
Precisão:
Exata
Data Início:
01/01/1991
Data Término:
24/07/1991
Dimensões:
Altura:
190,00 cm
Largura:
210,00 cm
Profundidade:
505,00 cm
Peso:
-
Observações:
Considerar valor mínimo o referencial da tabela FIPE que, em fevereiro de 2024, é de R$ 26.461,00. Considerar que, por se tratar de peça de museu, dotada de singularidades, o valor é necessariamente superior.
Material/ Técnica / Suporte: Metal dobrado e soldado; plástico injetado; vidro; borracha.
Descrição Física:
Camioneta de carga em cor predominantemente branca, cabine simples, carroceria em metal com estrado em madeira ripada. Estepe preso à traseira da cabine, no interior da carroceria. Placa “JFO-2067” (não original). Pneus pintados (ita est) na cor preta.
Na parte frontal: acima das rodas, conectadas verticalmente à lataria, lanternas de pisca-alerta em cor alaranjada, em material plástico. Abaixo do capô, parte metálica preta que se estende horizontalmente, estando nela contidas dois faróis em vidro transparente. Abaixo, sobre para-choque metálico na cor preta, reprodução da placa do veículo em metal branco adesivado (sem relevos).
Na parte traseira, lê-se “TOYOTA”, em alto relevo sobre a lataria, na cor preta. Abaixo, reprodução da placa do veículo em metal branco adesivado (sem relevos).
No interior, bancos em couro, carpete, odômetro marcando "570284" em 10/10/2023.
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Combustível: Diesel
Potência do motor: 90 cv
Câmbio com cinco velocidades sincronizadas
Tração nas quatro rodas
Chassis 9BROJ0040M1015312
Histórico: Camioneta utilizada pela Superintendência de Operações (SUOPER) para o transporte de materiais de construção em obras diversas, sobretudo na manutenção de rodovias e edificações do DER/DF.
Devido à tração nas quatro rodas, a camioneta tinha facilidade para acessar os mais diversos tipos de terrenos encontrados nas obras, e, devido à sua robustez, permaneceu em uso no DER/DF até o ano de 2022.
O Bandeirante, nome brasileiro dado à série Land Cruiser, é um dos modelos mais emblemáticos produzidos pela Toyota. Embora o veículo já fosse vendido no Brasil desde o final dos anos 1950, sua fabricação no país iniciou-se em 1968, havendo permanecido até 2001, com a descontinuação do modelo.
O Museu dá preferência ao uso do termo “Camioneta” por ser a nomenclatura oficial para esse tipo de veículo segundo o Código de Trânsito Brasileiro
Referências: Não se aplica
Estado de Conservação:
Bom
Localização Geral:
Parque Rodoviário - Museu a Céu Aberto
Denominação: Veículo de fiscalização de trânsito Mégane Sedan Expression
Classificação: Carro
Autoria: Não se aplica
Marca / Fabricante: Renault
Local de Fabricação:
País:
-
UF:
-
Município:
-
Data de Fabricação:
Precisão:
Exata
Data Início:
01/01/2008
Data Término:
31/12/2008
Dimensões:
Altura:
202,00 cm
Largura:
162,00 cm
Profundidade:
490,00 cm
Peso:
1285,00 kg
Observações:
As medidas aferidas divergem das medidas divulgadas em Ref. 1 (146 x 177 x 449).
Entre-eixos [Ref. 1]: 2686
Peso segundo Ref. 1.
Considerar como valor mínimo estimado o referencial FIPE que, em fevereiro de 2024, é de R$ 19.015,00. Em caso de valor Considerar como valor mínimo, uma vez que, por se tratar de objeto de museu, é dotado de características singulares que incrementam seu valor.
Material/ Técnica / Suporte: Metal dobrado; plástico injetado; vidro; borracha.
Descrição Física:
Veículo Sedan na cor predominante amarela. Ocupando grande parte das laterais, identidade visual do DER/DF na cor azul. Logotipo da marca Renault nas partes frontal e traseira e calotas. Calotas na cor cinza. Na parte superior, giroflex.
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Modelo: Mégane Sedan Expression 2008/009
Motor: 2.0
Potência: 140 cv
Consultar Ref. 1 e 2.
Histórico: Veículo adquirido pelo DER/DF para utilização em fiscalização de trânsito, que marcou o início do cargo de fiscalização até então inexistente – o Técnico de Trânsito Rodoviário, que em 2013 passa a ser Agente de Trânsito Rodoviário. O Departamento contava, inicialmente, com uma frota de vinte desses automóveis [3].
Marca / Fabricante: Fapinha Miniveículos e Motores Ltda.
Local de Fabricação:
País:
Brasil
UF:
-
Município:
-
Data de Fabricação:
Precisão:
Anterior a
Data Início:
31/12/2004
Data Término:
31/12/2004
Dimensões:
Altura:
110,00 cm
Largura:
112,00 cm
Profundidade:
220,00 cm
Peso:
130,00 kg
Observações:
Entre-eixos: 143 cm;
Peso aproximado com base na ficha técnica disponibilizada pelo fabricante.
Material/ Técnica / Suporte: Carroceria em fibra de vidro; chassis em aço tubular; pneus em borracha; bancos em espuma coberta por couro sintético (courvin); partes diversas em plástico.
Descrição Física:
Veículo em formato de minijipe aberto com carroceria em fibra de vidro na cor predominante amarela. No interior, dois bancos revestidos em couro sintético na cor preta; cintos de segurança de três pontos; volante, pedais acelerador e freio; câmbio. Ficha técnica oficial informa presença de capota de lona removível não localizada no museu.
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Motor: 4 tempos - partida elétrica;
Suspensão traseira com 2 amortecedores hidráulicos;
Suspensão dianteira independente, com amortecedores hidráulicos;
Pneus off-road aro 8'' de baixa pressão;
Marchas: frente, ré e neutro;
Sistema de embreagem contínua;
Sistema de tração mista com redução (correia/ polia - coroa/ corrente/ pinhão);
Velocidade máxima com regulagem de limite: 30 km/h
Bateria: 12 v
Histórico: O objeto foi doado ao DER/DF para uso na Transitolândia. Nunca foi cadastrado no sistema de patrimônio.
Referências: Manual do usuário e especificações técnicas - ver documentos relacionados.
Estado de Conservação:
Bom
Localização Geral:
Parque Rodoviário - Museu a Céu Aberto
Descrição Física:
Motoniveladora (patrol) pintada na cor predominante amarela. Cabine aberta nas laterais, com para-brisas nas partes frontal e traseira. Nas laterais da cabine, apoio na cor preta para a subida de pessoas ao interior. No interior, bancos em couro sintético; volante revestido em material sintético, na cor preta; quatro alavancas ao lado direito do volante e quatro ao lado esquerdo do volante. À frente da cabine, projeta-se estrutura metálica à qual se conecta uma lâmina em sentido transversal, por meio de um sistema eixos e pistões. À frente, conectam-se, ao final da estrutura que se projeta a partir da cabine, ligadas por um eixo, par de rodas com pneus na cor preta. Na parte traseira, estrutura metálica no interior da qual se acham o motor do veículo e outras peças, e da qual se projeta, verticalmente, um escapamento na cor preta, com ponta dobrada no sentido da traseira do veículo. Tampo perfurado, na parte traseira, na cor preta, com lanternas nas cores vermelho e âmbar.
O escarificador e o limpador de para-brisas citados na descrição patrimonial não foram localizados.
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Motor Diesel N 9BC04946 Caterpillar Turbo Alimentado 3304 E 93 KW;
Potência: 125 HP;
Sistema elétrico de 24 V;
Transmissão de seis marchas à frente e seis a ré;
Direção hidráulica;
Freios nas quatro rodas o tandem aro 8'';
Pneus 1.300 x 24-10 PG-G2;
Chassi articulado;
Série N 4HD02751;
[Ref. 1]
Histórico: As motoniveladoras são grandes máquinas dotadas de uma lâmina em seu centro, que é ajustável em altura e ângulo. Esses equipamentos têm usos diversos na construção civil, mas entre suas principais funções estão a terraplenagem (nivelamento do terreno), encascalhamento e escarificação (descompactação da camada superficial do solo).
O equipamento em questão trabalhou na construção e manutenção de diversas rodovias sob jurisdição do 1º Distrito Rodoviário. Além disso, devido aos convênios realizados com prefeituras de municípios da RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, os maquinários desse tipo foram largamente empregados, sobretudo na década de 1990, na manutenção de rodovias não pavimentadas nessa região, como Formosa, Planaltina de Goiás, Cabeceiras, Alvorada do Norte, Vila Boa de Goiás, São João d’Aliança, Cabeceira Grande, Buritis e Unaí.
Referências: 1. Descrição patrimonial do veículo no Sistema de Patrimônio do DER/DF (SISPAT).
Estado de Conservação:
Bom
Localização Geral:
1º Distrito Rodoviário - Museu a Céu Aberto
Denominação: Posto de Abastecimento do 1º Distrito Rodoviário (conjunto)
Classificação: Equipamentos de atividades de prestação de serviços
Autoria: Não se aplica
Marca / Fabricante: Não se aplica
Local de Fabricação:
País:
Brasil
UF:
DF
Município:
BRASILIA
Data de Fabricação:
Precisão:
Provável
Data Início:
01/01/2000
Data Término:
31/12/2000
Dimensões:
Altura:
1,00 cm
Largura:
1,00 cm
Profundidade:
1,00 cm
Peso:
-
Observações:
Área total aproximada: 120 m². Altura, largura e profundidade a verificar.
Material/ Técnica / Suporte: Metal; plástico; vidro; técnicas diversas. Objeto composto por conjunto de artefatos.
Descrição Física:
Objeto composto por partes diversas, a saber:
0010.1 Alambrado cercando todos os lados do posto, composto por tela arame com trançado losangular e estrutura em tubos de aço cilíndricos.
0010.2 Cobertura composta por telhas em metal prateado e estrutura em metal pintado na cor cinza. A estrutura da cobertura é composta por dois pilares cilíndricos com vigas em perfis metálicos, contraventamentos e reforços.
0010.3 Bomba de combustível n.º 1, em formato de prisma de base retangular, em metal pintado de preto, com medidor na parte superior, sem mangueira, sem bico de abastecimento;
0010.4 Bomba de combustível n.º 2, em formato de prisma de base retangular, em metal pintado de preto, com medidor, sem mangueira, sem bico de abastecimento;
0010.5 Bomba de combustível n.º 3, em formato de prisma de base retangular, em metal pintado de preto, com medidor, sem mangueira, sem bico de abastecimento;
0010.6 Tanque de combustível n.º 1, em metal pintado de amarelo, em formato cilíndrico;
0010.7 Tanque de combustível n.º 2, em metal pintado de amarelo, em formato cilíndrico;
0010.8 Tanque de combustível n.º 3, em metal pintado de amarelo, em formato cilíndrico;
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Capacidade total: 45.000 l
Capacidade de cada tanque: 15.000 l
Histórico: Estrutura construída para abastecer máquinas, caminhões e automóveis do 1º Distrito Rodoviário, composta por três bombas de
abastecimento e três tanques de combustível.
Por muitos anos, o DER/DF realizou o serviço de abastecimento por administração direta, isto é, com recursos materiais e humanos próprios. Para tanto, existiam postos de combustível como esse em todos os Distritos Rodoviários, assim como na sede da Autarquia.
O posto em questão foi construído no ano 2000, em substituição a uma estrutura mais antiga, que existia onde hoje se localiza o Núcleo de Topografia. A partir de 2015, o DER/DF passou a terceirizar os serviços de abastecimento, e, com isso, os postos foram desativados.
Referências: Não se aplica
Estado de Conservação:
Bom
Localização Geral:
1º Distrito Rodoviário - Museu a Céu Aberto
Descrição Física:
Pá carregadeira na cor predominante amarela. Pneus e detalhes na traseira e na cabine na cor preta. Escapamento vertical na cor preta. Um limpador de para-brisas frontal. Laterais da cabine abertas. No interior da cabine, um banco em couro sintético, volante e controles. Na parte frontal, par de lanternas circulares, transparentes, em vidro, e par de lanternas levemente arredondadas, transparentes, em vidro. Na parte traseira, par de lanternas retangulares alaranjadas e par de lanternas retangulares vermelha, nessa ordem, de cima para baixo; grade metálica protegendo o motor. À frente, pá carregadeira conectada ao veículo por sistema de braços e pistão. Nas laterais, próximo às lanternas, adesivos na cor amarela contendo pictogramas. Inscrições diversas [ver campo 'inscrições'].
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Modelo: WA180-1B,
Combustível: Diesel
Potência do motor: 118 HP
Motor: S6D102-1, NR-30736167, 4 tempos, com injeção direta e turboalimentação.
Histórico: Máquina utilizada para movimentação de cargas nas obras rodoviárias e na construção civil. Muito empregada em diversos segmentos, as pás carregadeiras são máquinas capazes de carregar materiais como areia, brita, terra, entulhos e minérios.
A pá carregadeira operou em inúmeras obras de implantação e restauração de rodovias do SRDF – Sistema Rodoviário do Distrito Federal, sobretudo naquelas sob responsabilidade do 4º Distrito Rodoviário.
Referências: Não se aplica
Estado de Conservação:
Bom
Localização Geral:
4º Distrito Rodoviário - Museu a Céu Aberto
Descrição Física:
Objeto composto por uma base metálica na cor verde, de laterais paralelas, em formato trapezoidal, entre as quais se acham molas e outras partes metálicas nas cores verde e prateada, além de dois pedais na cor preta. Sobre a base, tampo em madeira recoberto por adesivo verde e, sobre o tampo, fac-símile de projeto do Autódromo Internacional de Brasília [recurso expositivo, não integrante do objeto].
Obs.: consta por relatos que o tampo não é original.
Inscrições:
-
Ficha Técnica:
Não se aplica
Histórico: A prancheta é uma mesa de desenho técnico utilizada por
engenheiros, arquitetos, projetistas, desenhistas e estudantes para a execução de projetos em geral: cálculo estrutural, instalações, arquitetura e outros.
Esses projetos normalmente eram desenvolvidos com canetas nanquim sobre papel vegetal e utilizavam, como ferramentas auxiliares, normógrafos (gabaritos para inserção de letreiros), réguas, curvas francesas (gabaritos com diversos segmentos de curva), esquadros, lápis, lapiseiras e compasso.
A partir dos anos 1990, com a evolução tecnológica e a consolidação da informática como ferramenta de trabalho, os computadores, softwares CAD, impressoras e plotters passaram a ser utilizados em substituição à prancheta e às demais ferramentas citadas anteriormente.
O objeto em questão pertenceu à Superintendência Técnica e foi utilizado até e foi localizado em sala da Gerência de Projetos (Diretoria de Estudos e Projetos para Obras Rodoviárias / Superintendência Técnica).
Obs.: exposto em conjunto com outros objetos, a saber: